Sistema Ocemg realiza primeira turma do curso Gestão por Processos

Realizado pela primeira vez pelo Sistema Ocemg, o Curso Gestão por Processos em Organizações Cooperativas ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, com o intuito de fomentar a sistematização das ações nas atividades cotidianas, valorizando a participação de cada colaborador para o funcionamento das cooperativas.

Esse projeto-piloto é resultado da constante busca do Sistema Ocemg em proporcionar treinamentos em áreas relevantes para o desenvolvimento do cooperativismo mineiro. "Estamos sempre procurando assuntos que vão ao encontro daquilo que as cooperativas precisam. E contamos com a colaboração de cooperados, diretores e colaboradores para demandar temas necessários para a melhoria da rotina das organizações", frisou a analista da Gerência de Capacitação do Sistema, Thaís Leite.

A relação entre cliente e fornecedor, o controle de qualidade e a forma com que os processos são colocados em prática em cada instituição foram pauta das discussões. "É necessário sabermos o que fazem as outras cooperativas no intuito de adequar aquele exemplo à nossa realidade. Não quer dizer que porque aquele processo deu certo lá, que será igual na minha cooperativa. Isso é conhecido como Benchmarking", explicou o instrutor do curso, Hoberg Dutra Leocádio. E completou: "Um bom produto passa por testes e controle, é estocado e vai para o cliente. Já o serviço é produzido e consumido na hora, não dá para controlar, portanto devemos redobrar a atenção", disse.

Para a gerente administrativa e financeira da Coopertruck, Viviane Dinis, o curso é uma forma de agregar conhecimento com o objetivo de apresentar soluções para a organização em que trabalho. "Na cooperativa lidamos principalmente com pessoas e, mesmo que sejam bons colaboradores, se os processos não são bem definidos e claros, o gestor acaba se perdendo e não conseguindo otimizar as demandas", ressalta.

 

Fonte: Ocemg