Cooperativas do Triângulo Mineiro recebe workshop do PDGC

As cooperativas do Triângulo Mineiro, Cooprata, Sicoob Uberaba, Sicoob Coopacredi, Sicoob Cred Ufu, Unicred Uberaba, Unipsico Uberlândia, Sicoob Credivaz, Sicoob Aracoop e Monteccer, dedicadas aos setores de agropecuária, crédito e saúde, participaram, no dia 8 de agosto, do Workshop PDGC 2016: Excelência para a sua Cooperativa. O evento foi realizado pelo Sistema Ocemg, na sede do Sicoob Creditril, em Uberlândia, e contou com a participação de 20 cooperativistas.

O objetivo principal do workshop é orientar os dirigentes e gestores das cooperativas mineiras sobre a participação no Ciclo 2016 do PDGC, e instruí-los no preenchimento do instrumento de autoavaliação - etapa que a cooperativa faz a avaliação da sua gestão com base do Modelo de Excelência de Gestão (MEG).

O analista da Gerência de Monitoramento, do Sistema Ocemg, Walison da Matta, ressaltou a importância do evento para os cooperados. "O workshop possibilitou que a cultura da excelência em gestão, pautada no modelo do MEG, pudesse ser transmitida para as cooperativas que nunca preencheram os questionários do PDGC. Para ratificar a importância que o programa tem para as cooperativas mineiras, assim como nas capacitações anteriores, tivemos a adesão de cooperativas que já estão no quarto ciclo de participação", frisou.

Um dos diferencias apontados pelo analista da Gestão de Monitoramento do Sistema Ocemg, Rodrigo Leocádio, foi a dinamicidade do encontro. "Não se tratou apenas da metodologia de se preencher um questionário, foi muito além. O foco também foi de elucidar para os cooperativistas presentes, a importância de cada processo gerencial abordado pelo instrumento e seus impactos na gestão e na governança das organizações cooperativistas", disse.

O presidente do Sicoob Credufu, Silvio César Moreira, se mostrou animado com os conteúdos absorvidos e já pretende em breve colocá-los em prática. "O worksop evidenciou quais os caminhos que nossa cooperativa deve seguir no que diz respeito a garantir boas práticas cooperativistas. O PDGC traz a oportunidade de aferirmos e, dentro de parâmetros qualificados, medirmos qual o nível  praticado de nossa gestão. Estamos otimistas e pretendemos criar nosso comitê", afirmou.

Sobre o PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e tem como objetivo promover a excelência e as boas da gestão com foco nas boas práticas e governança nas cooperativas. O Sistema Ocemg, por meio da Gerência de Monitoramento, é responsável por monitorar as cooperativas mineiras, auxiliando-as no preenchimento do instrumento de avaliação e acompanhar os resultados alcançados no Estado.

 

 

Fonte: Ocemg