Asbraer entrega proposta de valorização da Ater pública ao presidente Bolsonaro

Asbraer entrega proposta de valorização da Ater pública ao presidente Bolsonaro

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, entregou, no dia 30 de abril, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba (MG), ao presidente da República, Jair Bolsonaro, uma carta com proposições para o fortalecimento dos serviços públicos de assistência técnica e extensão rural (Ater).

Na ocasião, Maia representou a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e aproveitou para solicitar apoio no fortalecimento da Ater Pública ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.

No dia anterior à entrega das propostas da Ater pública a Bolsonaro, o presidente da Emater-MG havia estado com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, quando reiterou a importância do fortalecimento da Ater pública.

"A assistência técnica e extensão rural é uma importante atividade de apoio ao agronegócio, fundamental para a economia de Minas Gerais e do Brasil. Por isso, nós, da Emater-MG, representando a Asbraer e todas as entidades nacionais de Ater pública, entregamos essas proposições de fortalecimento do setor ao presidente Jair Bolsonaro, pois ele é pré-candidato à reeleição. E este documento será entregue a todos os demais candidatos à Presidência da República", explicou Otávio Maia.

O documento é assinado pelo presidente da Asbraer, Nivaldo Moreno de Magalhães, e representa a posição das afiliadas, entidades de assistência técnica e extensão rural do País. A carta entregue a Jair Bolsonaro no dia 29 de abril será também encaminhada a todos os candidatos à Presidência da República, nas eleições deste ano. De acordo com a diretoria da Asbraer, essa iniciativa reforça o fato de que o conteúdo das proposições está livre de qualquer viés partidário ou ideológico.

"Consideramos de grande importância os debates que já vêm sendo travados em torno de propostas de políticas públicas. É desse processo que emergirão proposições que serão apresentadas à população quando a campanha eleitoral estiver efetivamente nas ruas", diz o trecho inicial do documento.

Sustentabilidade

Em um contexto de atenção mundial em relação às questões ambientais, as propostas da Asbraer ressaltam a importância da adoção de sistemas produtivos mais sustentáveis. As sugestões foram baseadas no diagnóstico do setor agropecuário brasileiro, e destacam a necessidade de enfrentar os grandes gargalos, "com sugestões capazes de impulsionar a produção brasileira e melhorar as condições de vida dos produtores e de toda a população que depende do rural para se alimentar."

A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que desde 1990 mantém ativa a integração e o intercâmbio das entidades públicas de Ater de 27 Estados e do Distrito Federal.

Em sintonia com as filiadas, a Asbraer assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo.

 

Legenda da foto: Diretoria Emater-MG entrega Relatório de Administração da empresa ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (da esq. para dir.: Diretor Técnico, Gelson Lemes; diretor Administrativo e Financeiro, Cláudio Bortolini; ministro Marcos Montes; diretor-presidente, Otávio Maia; gerente regional em Uberaba, Diego Rezende)

 

 

Miriam Fernandes - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG