Notícia

img
img
img
img
shape
shape
Vinhos finos mineiros ganham destaque na Wine Trade Fair
23
Mai

Vinhos finos mineiros ganham destaque na Wine Trade Fair

Os vinhos finos de Minas Gerais ganharam destaque na edição 2025 da Wine Trade Fair, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até esta quinta-feira, 22 de maio. O estado está representado, pela primeira vez, em um estande organizado pelo Governo de Minas, que reúne onze vinícolas, seis cachaçarias artesanais, degustações e imersão nas rotas do enoturismo. As ações contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge),

Responsável pela tecnologia de dupla poda da videira, que fomentou a produção dos chamados vinhos de inverno em Minas Gerais e em outras áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), também marca presença.

A enóloga Angélica Bender, pesquisadora da empresa, conduziu uma conversa sobre os fundamentos e avanços da vitivinicultura a partir da tecnologia de dupla poda, seguida de degustação de vinhos, na terça-feira, 20 de maio. E participou da reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, no dia 21.

“Com a dupla poda, desenvolvida em Minas, conseguimos colher no inverno, em condições ideais, fora do período chuvoso. O resultado são vinhos com mais qualidade, expressão e identidade. Isso nos colocou no mapa e mudou a história da viticultura no Brasil”, afirma Angélica.

Entre 2013 e 2022, a área cultivada com uvas aumentou em Minas Gerais aumentou 52,9%. Para 2025, a estimativa é de que o estado produza entre quatro e cinco milhões de litros de vinhos finos, espumantes e de mesa.
A região também se destaca por abrigar vinícolas inovadoras e premiadas em concursos nacionais e internacionais.

A participação mineira na Wine Trade Fair é fruto de uma ação conjunta entre Emater-MG, Epamig, Sebrae Minas, SindVinho-MG, Associação dos Produtores de Uva e Vinho (UVA), SindBebidas e outros parceiros institucionais.

 

 

Jornalista responsável: Mariana Vilela Penaforte de Assis - Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

Top