Trabalho da Epamig desperta interesse na Holanda
As ações desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para o controle biológico de pragas têm despertado o interesse da comunidade científica e acadêmica internacional.
No dia 27 de março, o professor Gerben Messelink, que ministra disciplina sobre o tema na Universidade de Wageningen, na Holanda, visitou a sede da Epamig Sudeste em Viçosa para conhecer mais sobre os experimentos para controle biológico de pragas conduzidos pela pesquisadora Madelaine Venzon.
A missão técnica, financiada pela Embaixada da Holanda, teve como objetivos conhecer e firmar parcerias com três instituições brasileiras, dentre as quais, a Epamig em Viçosa. “Foi uma experiência maravilhosa visitar as áreas de café da região, onde a pesquisadora Madelaine Venzon e equipe têm feito um excelente trabalho no controle biológico de pragas, utilizando néctares extraflorais e inimigos naturais como crisopídeos e joaninhas. Eu espero aprender mais sobre estes sistemas quando eu retornar no inverno”, afirmou Gerben Messelink.
A pesquisadora Madelaine, que em outubro do ano passado foi listada pela Revista Forbes entre as 100 Mulheres Doutoras do Agro, acredita que a troca de experiência será bastante produtiva para ambas as partes. “O professor Messelink ficou muito interessado em nosso trabalho e disse que vai tentar algumas das nossas tecnologias de controle biológico na Holanda. No segundo semestre deste ano, ele voltará e ficará três meses no Brasil, sendo grande parte do período em Viçosa”, conta.
Mariana Vilela Penaforte de Assis - Jornalista/ Epamig
Fotos: Gerben Messelink