Encontro promovido pela Epamig vai destacar tecnologias para a atividade leiteira
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove na próxima quarta-feira, 20 de setembro, em São João del-Rei, a 19ª. edição do Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes. O evento gratuito, organizado em parceria com a Emater-MG, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Embrapa, o Sistema Faemg/Senar, SindRural e a Prefeitura Municipal, vai abordar assuntos que fazem parte do dia a dia da propriedade leiteira, além de contar com exposição de maquinários e insumos.
“Como já se tornou tradição, trazemos para a palestra magna um convidado que tenha experiências que possam ser adotadas e adaptadas por produtores de leite de diferentes portes. Receberemos o Léo Pereira, do grupo Fazendas Reunidas, um dos maiores produtores de leite do Brasil, que falará sobre ‘Desafios de uma propriedade leiteira: atitudes e tecnologias para o sucesso’, com dicas pertinentes para pequenas, médias e grandes propriedades”, afirma o gerente do Campo Experimental Risoleta Neves (CERN/Epamig), Antônio Nunes.
Em campo, as estações vão trazer temas como alimentação animal, qualidade do leite, produção de queijos artesanais, silagem de trigo e melhoramento genético do rebanho. “O tema desta edição é ‘Tecnologias para o Sucesso’. Por isso, as instituições parceiras propuseram e apresentarão alternativas assertivas para melhorar a realidade da propriedade. Teremos o pesquisador da Epamig Maurício Coelho, que falará sobre a cultivar de trigo MGS Brilhante, bastante recomendada para a produção de silagem. E uma estação comandada pela Embrapa e pela UFSJ que vai trazer uma abordagem diferente sobre o capim ‘Capiaçu: do plantio à colheita, como acertar’?”, destaca o gerente.
A estação do Sistema Faemg/Senar será sobre a “Importância da Gestão da Qualidade do Leite”. Já o Sebrae trará o tema “Melhoramento Genético do seu rebanho”. “Os colegas da Emater-MG e do IMA vão tratar de uma importante alternativa para a agregação de valor à atividade leiteira que é a produção de queijo, na palestra ‘Queijo minas artesanal: o legal merece um selo’”, acrescenta Antônio Nunes.
Nos estandes dos patrocinadores do Encontro, os visitantes terão acesso a implementos agrícolas, adubos, maquinários, pneus e roçadeiras, por exemplo. “Conforme dados das edições anteriores, cerca de 75% dos participantes do Encontro são produtores de leite. Nosso evento dura um dia inteiro, de 8h30 às 16h30. Buscamos oferecer uma gama de opções, inclusive o almoço, para que esses produtores possam aproveitar ao máximo a oportunidade de interagir e trocar experiências com técnicos, pesquisadores e outros produtores, além de adquirir implementos para as atividades na propriedade”, finaliza o gerente da Epamig.
As inscrições para o 19º. Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento. Quem quiser pode se inscrever antecipadamente pelo site, até o dia 18 setembro, segunda-feira. A programação acontece de 8h30 às 16h30, no Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig, em São João del-Rei (avenida Visconde do Rio Preto, s/n, Campus CTAN/ UFSJ). Mais informações (32) 3379-4983.
Créditos: Mariana Vilela Penaforte de Assis
Fotos: Divulgação Epamig